Noite de raparigas

No sábado passado, fui sair à noite com a minha melhor amiga, a E.  A primeira saída à noite depois de ser mãe. A primeira saída um ano depois de a Alice nascer. É difícil deixá-la, por isso, só agora consegui fazê-lo. O facto de ela ficar com o L. também me deixou mais tranquila, claro, e permitiu-me aproveitar melhor a noite. Fomos jantar ao japonês, beber um copo e assistir a um concerto de blues. O melhor programa para uma noite de raparigas. Soube bem! Foi libertador. E era preciso! Foi importante lembrar-me de mim outra vez, sentir-me “eu”, socializar, conversar, ouvir música, dançar, rir!

Noites loucas

É óbvio que foi diferente das saídas loucas que fazia antes da Alice existir, noites sem fim em que chegava a casa ao amanhecer e passava o dia seguinte a ressacar no sofá em frente à televisão. Com um bebé, sair à noite significa sacrificar o dia seguinte porque bebemos demais na noite anterior, dormimos pouco, e estamos cansadas para acompanhar a energia toda que ela exige de nós. Depois, há sempre coisas para planear: organizar a semana que aí vem, cozinhar e todas as outras tarefas domésticas.

O regresso a casa

Quando cheguei, ouvi a pequena a chorar. Fui a correr para o quarto, peguei nela, aconcheguei-a, dei-lhe o leitinho e adormecia-a no meu colo. É bom sair, mas também é bom regressar, abraçá-la, cheirá-la e esquecer tudo o resto que deixei para trás. Ser mãe também é isso. É um misto de emoções. É querer voltar a ser eu própria e, ao mesmo tempo, morrer de saudades quando estou longe.

One thought on “Noite de raparigas

Deixe uma Resposta

