Alice nos Santos Populares

Os dias têm estado muito quentes. Em casa, o calor é insuportável. Moramos no último andar e, no verão, fechamos sempre as janelas durante a tarde, caso contrário assamos! Passeios, só ao fim do dia. Ontem, planeávamos ir a um Sunset com a Alice, apanhar ar fresco, ouvir música, ver o rio e estar com os amigos.

Acabámos por ir à baixa da cidade, a um dos nossos sítios preferidos, o Largo da Ribeira Velha. É um largo pequeno, com uma árvore enorme no centro, cuja copa transborda sobre as casas e quase que toca o céu. Quando chegámos, havia festa no largo. Junho é o mês dos Santos Populares e o largo estava cheio, esplanadas já repletas de gente e o grelhador crepitava à espera das primeiras sardinhas. Os amigos começaram a chegar e por ali ficámos. Música popular, bifanas, entremeadas, sardinhas e caracóis. O largo cheio de vida, com crianças a correr e a brincar, casais com bebés de colo em família a celebrar o Santo António, pessoas em fila indiana a dançar o “apita-o-comboio”.

Lembrou-me a minha infância. As festas do bairro, a minha mãe a fazer petiscos para levar para os vizinhos e amigos na noite da festa, o bailarico, o Clemente a tocar nessa noite, eu e as minhas amigas a ensaiar a coreografia da Lambada para fazer boa figura no baile do sábado seguinte.  E estar ali com a Alice, com o L. e com os nossos amigos, a festejar e a vê-la a divertir-se também, a olhar para as pessoas, para as luzes e para tudo com curiosidade e a rir connosco. Foram os primeiros Santos da Alice e espero que não sejam os últimos, e que também ela guarde essas memórias e as partilhe com os seus filhos um dia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s