Bolinhos de peixe com abóbora assada

É um dos pratos preferidos da Alice. Por serem super suaves e cremosos, estes bolinhos de peixe são fáceis de comer à mão e de digerir. Podem ser comidos a partir dos 6 ou dos 8 meses.

Ingredientes:

1oo gr. de peixe limpo
1 colher de cenoura
1colher de abobora
Meia colher de chuchu
1/4 de cebola
Salsa q.b.

Pode optar por qualquer tipo de peixe. Nós costumamos fazer de pregado ou salmão, mas também pode fazer com pescada, por exemplo. Escolhi estes legumes, mas pode usar outros, como por exemplo bróculos. Para dar mais consistência e unir os ingredientes, pode usar batata doce.

Modo de preparação:
Descasque, lave e corte os legumes antes de os cozer. Coza o peixe na água onde cozeram os legumes e a cebola. Depois de cozidos, escorrer muito bem os legumes e coar o caldo. Reserve. De seguida, com um garfo desfaça os legumes um pouco e misture com o peixe. Moldam-se os bolinhos com as mãos, de modo a ficarem pequenos e achatados. Leve ao forno a 180º durante 20 a 30 minutos ou leve ao lume numa frigideira só com um fio de azeite até estarem cozinhados.

Dicas: como não deve levar sal, uso sempre uma erva aromática para dar sabor. Pode usar salsa ou coentros, aquilo que preferir. O alho e a cebola também ajudam a aromatizar. Depois de moldados e ainda crus, coloque no frio de modo a não perderem a forma e consistência antes de cozinharem.

Abóbora assada
Corte a abóbora em palitos pequenos e grossos, lave e coloque-os num tabuleiro com papel vegetal a cobrir o fundo. Unte com azeite e disponha a abóbora no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos a 180º.

Anúncios