Bolo de aniversário 1 ano

Isto não é um bolo de aniversário, mas é o bolo que fiz para o aniversário de primeiro aninho da Alice com base numa receita de bolo de chocolate. É uma adaptação da receita original porque optei por fazer um recheio de natas e iogurte grego com morangos frescos em vez de uma cobertura e recheio de chocolate. Ficou uma delicia! Talvez porque o fiz com muito amor e dedicação, foi o melhor bolo que fiz em toda a minha vida! Infelizmente, a Alice ainda não pode comer açúcar nem morangos, mas já estou a pesquisar uma receita que ela possa comer.

Para o bolo:

200 gr. barra de chocolate negro

6 ovos

250 gr. de açúcar

125 gr. de manteiga

100 gr. de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

Para o recheio:

1 pacote de natas gordas para bater

1 iogurte grego natural

Morangos frescos

Açúcar a gosto

Modo de preparação:

Comece por fazer o bolo. Primeiro, derreta o chocolate com a manteiga e deixe arrefecer. Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo e reserve. Junte as gemas com o açúcar e bata bem até obter um creme esbranquiçado. De seguida, junte o chocolate derretido ao preparado anterior e mexa bem. Junte a farinha e o fermento em pó e envolva bem com a ajuda da batedeira. Depois, junte as claras em castelo e envolva levemente com uma colher de pau ou salazar em movimentos circulares do fundo para cima. Forre uma forma sem buraco com papel vegetal e unte com manteiga e farinha. Leve o preparado ao forno durante cerca de 30 minutos a 180º.

De seguida, deixe o bolo arrefecer e faça o recheio do bolo. Bata as natas até ficarem cremosas, junte o açúcar e mexa novamente. De seguida, junte o iogurte grego e bata tudo novamente. Prove e junte açúcar a gosto. Depois, corte morangos aos quadradinhos. Corte o bolo em dois como se fosse uma sandwiche e comece a montar o bolo, colocando primeiro o recheio e depois os morangos. Coloque a parte de cima do bolo e espalhe mais uma camada de recheio por cima. Decore com morangos a gosto.

Dica: decorei também com alguns adereços para festas de aniversário. Pode fazer o mesmo e dar um ar engraçado ao bolo do seu bebé!

Anúncios